Relacionamentos ao longo dos anos

 Você já deve ter observado seus pais, avós ou conhecidos mais velhos e como seus relacionamentos eram bem diferentes dos nossos não é mesmo? 

Com o passar dos anos, assim como qualquer outra questão do mundo, os relacionamentos foram mudando e se moldando de acordo com as tendências e costumes de sua época.


Se pensarmos nos anos 50, os namoros não passavam de uns beijinhos supervisionados por algum parente da moça que ao notar qualquer toque inapropriado já os repreendia.
Sem contar que o noivado teria de ser marcado o quanto antes de modo que as pessoas não pensassem que o rapaz estava de enrolação e a moça não ficasse mal falada.


Já nos anos 70, depois de décadas e décadas de repressão, os relacionamentos passaram a ter um pouco mais de liberdade, e ainda que a virgindade das jovens ainda fosse muito guardada, com os movimentos liberais da época as coisas foram mudando. 
Ainda nessa década no Brasil os movimentos ativistas em prol dos direitos Lgbt geraram varias discussões sobre o tema, mas ainda não era comum ver casais homo afetivos em público .
Dessa forma os jovens se encontravam escondidos e frequentavam bares voltados para gays a fim de aproveitar um tempo com seu parceiro sem julgamentos externos.

"Movimento homossexual" 1978

Nos anos 90 as coisas mudaram radicalmente, com o surgimento da internet e dos sites de encontros o conceito de relacionamento passou a ser entendido como uma casualidade, ou seja, as pessoas não eram mais exclusivas e o "ficar" ficou muito popular. 
E ainda com a crescente dos motéis, sair para fazer mais do que só dar uns beijinhos ficou muito mais fácil.


Hoje em dia as matrizes formadoras de conceitos tão difundidos em nossa sociedade como namoro e casamento estão em constante discussão, as pessoas não querem mais estar presas a padrões familiares e a obrigatoriedade de se casal em certa idade apenas para atender às expectativas dos outros.
Podemos ver todos os tipos de casais e de amores diariamente e é mais claro do que nunca que a sociedade tem avançado muito na compreensão de dos vários tipos de famílias existentes.

Mas e você? Quer saber mais sobre os relacionamentos do passado?




Gostou do assunto?
Então compartilha com os
amigos ;)
E acessa nossa loja


Artigos mais vistos