Tem camisinha?
Vamos conhecer um pouco mais sobre a historia desse que é um item tão falado por aí?
A humanidade busca formas de prevenção a mais tempo do que podíamos imaginar, evidencias de cerca de três mil anos atrás indicam que os chineses já haviam desenvolvido uma camisinha rudimentar usando papel de seda e óleos lubrificantes. Já na Grécia Antiga vemos indícios de que eram usadas bexigas de cabras como camisinhas. Enquanto que na Idade Média há registros de profissionais da saúde de da época recomendando o uso de preservativos de linho.
Já em meados dos séculos XX e XXI a camisinha passou por um processo de aceitação e rejeição constante. E mesmo que agora fossem descartáveis graças a utilização recente do látex, tornando o item mais seguro, ela foi jogada de escanteio com o surgimento dos contraceptivos.
Infelizmente por conta disso, uma explosão de casos de HIV começaram a surgir, gerando grande medo e preocupação em todo o mundo.
Ainda que tenhamos conhecimento dos perigos da não prevenção, apenas 5% dos homens ao redor do mundo usam camisinha, esse dado nos mostra que a preocupação com possíveis doenças tem sido deixada de lado. E que muitos desses homens não tem acesso a informação ou a essa forma de prevenção.
Até mesmo questões religiosas agem em resposta e esse dado, tendo em vista que em várias crenças o ato de evitar a gravidez não é visto com bons olhos.
De uma forma ou de outra é indiscutível o fato de que a pratica de sexo de forma casual aumentou muito nas ultimas décadas, esse não seria o problema mas sim as consequências decorrentes dessa falta de cuidado.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em média uma em cada 25 pessoas tem alguma IST, dentre elas quatro se destacam com níveis mais altos de transmissão, são elas: clamídia, gonorreia, sífilis e tricotomias.
Por isso é tão importante que não pensemos somente na camisinha como um método anticoncepcional mas também com uma forma de evitar enfermidades que em muitos casos podem nos acompanhar por toda a vida.
E caso esteja se perguntando. Mas e as camisinhas femininas? Fique tranquilo, nós teremos um artigo para falar só sobre elas. ;)
fontes
https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-preservativo.htm
https://www.wefashiontrends.com/10-curiosidades-surpreendentes-sobre-os-preservativos/#:~:text=Sua%20taxa%20de%20efic%C3%A1cia%20%C3%A9,da%20propaga%C3%A7%C3%A3o%20de%20uma%20DST.
https://pebmed.com.br/mais-de-um-milhao-de-novos-casos-diarios-de-dsts-segundo-dados-da-oms/#:~:text=02%2F02%2F2021-,Mais%20de%20um%20milh%C3%A3o%20de%20novos%20casos%20de%20quatro%20doen%C3%A7as,%2C%20gonorreia%2C%20tricomon%C3%ADase%20e%20s%C3%ADfilis.




