Vamos nos cuidar

Nós já falamos da camisinha mas você conhece os outros métodos contraceptivos disponíveis no mercado? Fica por aqui que a gente te mostra.


É Importante ressalta que os contraceptivos são divididos em dois grupos; os de barreira e os hormonais:

Contraceptivos de barreira:

São aqueles que podem ser removido e impedem que o espermatozoide chegue ao útero, são os mais recomendados para quem não pode ingerir hormônios encontrados na outra categoria de contracepção

Contraceptivos hormonais:

Têm a função de impedir a ovulação, mas não previnem contra ISts (Infecções sexualmente transmissíveis)


Agora que já sabemos a diferença entre os contraceptivos vamos conhecer alguns deles, suas vantagens e desvantagens 

Preservativo masculino A famosa camisinha é muito popular,  previne gravidez e Ists.

Preservativo feminino Não tão popular quanto sua irmã, a camisinha feminina é introduzida na vagina e impede que o espermatozoide chegue ao útero, além de possuir uma lubrificação própria geralmente a base de silicone. Mas pode gerar um incomodo já que por vezes pode causar alguns ruídos durante a relação.

Diafragma Uma membrana em formato de cúpula que deve ser inserida na vagina e ser mantida por pelo menos oito horas depois da relação para ter uma maior eficácia. Esse contraceptivo é desconhecido por grande parte das pessoas e se torna quase que inútil se não for retirado antes de vinte e quatro horas.

Espermicidas Podem ser espumas, geleias ou cremes, esses são introduzidos na vagina mas apresentam uma taxa de funcionalidade baixa se usados sozinhos, o recomendado é usá-los com por exemplo um diafragma.

Dispositivo Intrauterino DIU Esses são objetos em formato de T que são inseridos na vagina. Atualmente existem os de cobre que alteram o endométrio e o muco cervical dificultando a passagem do espermatozoide e o DIU Mirena que faz um processo semelhante mas por meio de hormônios.
Estes são métodos muito eficientes, porem podem causar sangramentos e cólicas menstruais.


Pílula contraceptiva É composta por vários tipos de hormônios que impedem a ovulação, elas são contra indicadas para mulheres com hipertensão, fumantes e que tem ou já tiveram alguns tipos de canceres. Elas devem ser escolhidas juntamente com um profissional da saúde. E ser ingeridas nos períodos certos para apresentarem os resultados esperados.

Anticoncepcional injetável São injeções com hormônios que poder ser aplicadas de mês em mês ou a cada três meses dependendo do que for estabelecido pelo ginecologista. Elas são muito eficientes porém dever ser aplicadas sempre nas datas corretas.

Anel vaginal Deve ser inserido na vagina no quinto dia da menstruação e permanecer por três semanas, então deve ser retirado por um período de sete dias para enfim outro anel ser colocado novamente. O pequeno objeto não causa dores ou desconforto, ele age liberando hormônios na corrente sanguínea e assim que é removido a mulher volta a ser fértil.

Adesivos hormonais Contém estrogênio e progesterona assim como os citados acima. Deve ser colado em partes de fácil acesso do corpo e retirados a cada vinte e um dias.
Sua eficácia é de 99,9% e deve ser adquirido com receita medica. 

Implante contraceptivo Um pequeno objeto em formato de bastão é colocado sob a pele e libera periodicamente progesterona na corrente sanguínea, Os implantes tem duração média de três anos e devem ser colocados por profissionais em um procedimento rápido e simples.


Bom, por hoje é isso, mas caso esteja se perguntando por que não falamos da pílula do dia seguinte não se preocupe, faremos um artigo só para falar dela.

Se está pensando em aderir ou mudar o método contraceptivo que usa, não deixe de consultar o seu ginecologista para que vocês encontrem a melhor opção de acordo com o seu corpo.

E não se esqueça, de se prevenir einn! 

Fontes:

https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/metodos-contraceptivos-vantagens-e-desvantagens

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/diu.htm

https://www.gineco.com.br/saude-feminina/metodos-contraceptivos/anel-vaginal

https://www.tuasaude.com/adesivo-anticoncepcional/#:~:text=O%20adesivo%20anticoncepcional%20%C3%A9%20um,desde%20que%20seja%20usado%20corretamente

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/anticoncepcionais.htm#:~:text=H%C3%A1%20v%C3%A1rios%20tipos%20de%20m%C3%A9todos,abstin%C3%AAncia%20peri%C3%B3dica%2C%20contracep%C3%A7%C3%A3o%20cir%C3%BArgica%2C%20contracep%C3%A7%C3%A3o

Gostou do assunto?
Então compartilha com os
amigos ;)
E acessa nossa loja




Artigos mais vistos